twitter

Seminário de Nossa Senhora da Conceição celebra 100 anos com sessão solene e concerto

Seminário de Nossa Senhora da Conceição celebra 100 anos com sessão solene e concerto
Fotografia Avelino Lima

Redação

Publicado em 14 de novembro de 2024, às 09:32

Arquidiocese destaca «valioso contributo» dado pelo Seminário à Igreja e à sociedade.

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, instituição fundada em 1923 pelo Arcebispo de Braga D. Manuel Vieira de Matos (1861-1932), completa hoje, 14 de novembro, um século de existência.

Em reconhecimento do «valioso contributo» dado por esta casa de formação à Igreja e à sociedade», a Arquidiocese de Braga, a Direção do Seminário e a Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Arquidiocesanos de Braga (ASSASB) iniciam as comemorações com uma sessão solene de abertura do centenário, às 18h30, no Auditório Vita.

A cerimónia conta com momentos musicais, preleção e discursos proferidos pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, pelo Diretor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, o cónego Mário Martins, e pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Modera a sessão presidente da ASSASB, Florentino Cardoso. A preleção está a cargo de Ernesto Português, conferencista convidado.

As comemorações do centenário continuam no domingo, 17 de novembro, com um concerto pelo Coro Capella Ocellum Duri, da cidade de Zamora, às 15h00, na Catedral de Braga.

Às 17h30, será celebrada a Eucaristia na Capela da Imaculada, no edifício do Seminário Nossa Senhora da Conceição, presidida por D. José Cordeiro, ao que se segue o descerramento de uma placa comemorativa (19h00) e um jantar de confraternização (19h30).

O programa do centenário continuará ao longo dos próximos meses, com várias iniciativas celebrativas.

Ao longo destes 100 anos, o Seminário recebeu a matrícula de cerca de 10 mil  jovens do Minho, dos quais mais de 1.500 abraçaram o sacerdócio.