A Arquidiocese de Braga celebra amanhã, dia 22 de outubro, o Dia de S. Martinho de Dume.
A solenidade daquele que é um dos patronos da Arquidiocese será assinalada com três celebrações eucarísticas na Sé Primacial às 08h30, 11h30 e às 17h30, sendo esta eucaristia presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.
A evocação de S. Martinho de Dume vai ficar também marcada pela oração das Vésperas, às 17h00, na Catedral, sendo que, durante o dia, os fiéis podem venerar a imagem de S. Martinho de Dume e as suas relíquias, que estão presentes na capela que lhe é dedicada na Sé Primacial de Braga.
S. Martinho de Dume chegou a Braga em 550. Foi bispo de Dume, primeiro, e de Braga e Dume, depois (556-579).
Presente no I Concílio de Braga (561), presidiu ao importante II Concílio de Braga como metropolita da Galécia sueva.
A sua acção pastoral e cultural cimenta as bases de uma matriz diocesana que abrange todo o Noroeste Peninsular. Fundou o mosteiro de Dume, que será foco de evangelização e indelével irradiação cultural.