A Irmandade de Nossa Senhora da Torre, no Arciprestado de Braga, e Confraria de Nossa Senhora do Rosário, no Arciprestado de Barcelos, vão promover um conjunto de atividades religiosas que evidenciam a força na devoção mariana na Arquidiocese de Braga.
A primeira realização realiza-se no próximo sábado, dia 12 de outubro, na Paróquia de Fradelos, em Barcelos. Trata-se de uma palestra que será protagonizada pelo jovem investigador bracarense Rui Ferreira, que será subordinada ao tema “O Pendor Mariano na Arquidiocese de Braga”. A comunicação do bracarólogo realiza-se pelas 21h15, no Salão Paroquial de Fradelos e inscreve-se no programa geral das comemorações dos 300 anos da instituição da Confraria de Nossa Senhora do Rosário.
O programa geral das comemorações integra uma mistura de cultura e devoção, através das quais a Paróquia de Fradelos evoca a sua devoção à Virgem nas diversas celebrações religiosas, mas também através de duas outras palestras, além da que será proferida por Rui Ferreira, que «procurarão dar a conhecer a história da Freguesia e seus espaços de culto, a iconografia de Nossa Senhora do Rosário e a devoção mariana na Arquidiocese de Braga.
Na próximo dia 10 de outubro, Diogo Cardoso dá uma palestra sobre “Fradelos na senda da História”. No dia seguinte, sexta-feira, dia 11 de outubro, é a vez de Tiago Areal dar a conhecer “Nossa Senhora do Rosário: uma iconografia de fé”. As duas conferências são pelas 21h15 e também se realizam no Salão Paroquial de Fradelos, junto à Igreja Paroquial.
A evocação dos 300 anos da Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Fradelos integra ainda, no dia 13 de outubro, duas eucaristias dominicais, às 11h00 e 16h00, e a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário, que percorrerá algumas das ruas, a partir das 17h00.
Braga celebra
a Senhora da Torre
A Irmandade de Nossa Senhora da Torre, em Braga, realiza no próximo dia 31 de outubro, às 21h30, uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora da Torre, padroeira da cidade de Braga.
Aberta à participação de toda a comunidade, a caminhada de fé terá início no Oratório de Nossa Senhora da Torre, sito no Largo de S. Paulo, onde os fiéis se reunirão para caminhar à luz das velas, num ato de fé e «agradecimento àquela que protegeu e continua a proteger a nossa cidade», disse a organização.
A procissão evoca o facto de Braga ter saído ilesa do terramoto de 1755.