A Rede Europeia vai celebrar, entre os dias 4 e 20 de outubro, a terceira edição dos “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa". O programa desta edição conta com mais de meia centena de atividades, que vão decorrer em 15 cidades de países como a Eslovénia, Espanha, Malta, Portugal e Sérvia.
Os “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa" são uma iniciativa promovida pela Rede Europeia, com periodicidade anual, que dá a conhecer os valores culturais materiais e imateriais da Semana Santa fora da sua época celebrativa, para além de diversificar a oferta turística e cultural entre a população local e visitante de cada cidade. Da programação constam visitas guiadas temáticas e visitas gratuitas a museus, visitas a ateliers de arte sacra e de criação artística contemporânea com demonstrações, concertos, degustação de gastronomia típica, projeção de vídeos, programas educativos para estudantes, representações teatrais, exposições, entre outros.
O Presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Sergio Velasco, através de uma apresentação virtual, convidou todos os interessados “a conhecerem as tradições e a diversidade de manifestações que decorrem em vários lugares da Europa”, referindo que estas atividades permitem “tanto aos cidadãos das cidades que integram a Rede, como aos seus visitantes, aprofundar mais a sua cultura”. Sergio Velasco lembrou que, desde a sua criação, a Rede Europeia “fixou como objetivo promover, difundir e preservar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as celebrações da Semana Santa e Páscoa”.
“Acreditamos numa Europa com um legado partilhado, por isso unimos forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo e divulgação do património e das tradições através do trabalho científico e de investigação, além de promovermos o desenvolvimento turístico sustentável”, referiu Sergio Velasco, antes de concluir: “Sem dúvida, que a iniciativa dos “Dias da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa, é uma ocasião para descobrir um imenso património cultural, o passado e presente da nossa história, por forma a alcançar um futuro em que as tradições que nos acompanham continuem vivas”.