Mais de 2.700 pessoas do concelho da Póvoa de Lanhoso rezam e passeiam este sábado no Santuário de Fátima. A organização é da Câmara Municipal, em colaboração com as paróquias e juntas de freguesias do concelho.
Os povoenses que vão visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima este sábado vão ser transportados por 45 autocarros alugados pelo Município da Póvoa de Lanhoso. A visita é também um momento de união os povoenses, e revela-se igualmente importante para fortalecer o espírito comunitário. Um dos pontos altos da visita é a celebração da Eucaristia, às 12h30, na Basílica da Santíssima Trindade, pelos padres de paróquias povoenses, Luís Fernandes e Rafael Poças, envolvendo a expressão de fé e recolhimento espiritual a que este local tão bem apela.
Em comunicado enviado ao Diário do Minho, o município refere que, a Câmara Municipal, contando com a colaboração da maioria das Juntas/Uniões de Freguesia, e consciente da importância que esta visita tem para a grande maioria das pessoas, em especial para os seniores, organizou mais uma vez este evento que, desde 2023, passou a ter um formato diferente.
A propósito da deslocação ao Santuário de Fátima, o presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, falou do seu contexto e importância, numa iniciativa aberta a todos. «É um dia organizado a pensar na possibilidade de todos os povoenses poderem marcar presença, por isso decidimos em 2023 agendar esta visita a Fátima num sábado e em 2024 mantivemos essa decisão, para que trabalhadores e estudantes que tenham iniciado recentemente o novo ano letivo tenham a mesma oportunidade de participar que têm os nossos seniores».
Ainda de acordo com a Câmara Municipal, como já é habitual, a saída das freguesias está marcada para muito cedo, no entanto, é com entusiasmo que todos/as se apresentam à hora marcada para a partida. «A expectativa de visitar o Santuário é grande e ninguém falta à chamada, de farnel no braço. Avizinha-se um dia diferente, daqueles que há poucos no ano».
De referir que, no final da Eucaristia, o almoço/convívio irá decorrer num dos parques, que terá mesas e bancos disponíveis para todos. A autarquia salienta que, após a oferta de bolo e café, seguem-se momentos de animação que pretendem aportar a este dia oportunidades de convívio e de reencontro entre os participantes, fortalecendo o espírito comunitário das gentes das terras de Maria da Fonte.