No próximo domingo, 15 de setembro, realiza-se a peregrinação arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Soutelo, arciprestado de Vila Verde. Preside à Eucaristia campal, no santuário, a partir das 11h00, o Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, em substituição do Arcebispo, D. José Cordeiro, que se encontra a participar no 53.º Congresso Eucarístico Internacional, no Equador.
A peregrinação arciprestal ao santuário do Alívio, o quarto mais visitado do Minho, decorrerá nos moldes habituais, após a missa dominical, às 8h15, disse o padre Sandro Vasconcelos, o novo presidente da Confraria da Senhora do Alívio.
Os peregrinos, provenientes de todas as paróquia do arciprestado de Vila Verde, saem da matriz de Vila Verde, às 9h30, e da igreja de Soutelo, às 10h00, juntando-se depois as duas procissões no recinto do santuário, no parque de merendas, onde decorrerá a missa campal. Tomam parte confrarias com as suas bandeiras, movimentos e grupos paroquiais.
A peregrinação realiza-se sempre no terceiro domingo de setembro, integrada na tradicional romaria que começou no dia 31 de agosto com a novena preparatória da festa.
No dia de véspera, 14 de setembro, haverá uma noite de fados dedicada a Nossa Senhora, pela cantora Cláudia Madeira.
Na passada segunda-feira, realizou-se a tradicional Procissão de Velas com o andor de Nossa Senhora do Alívio desde o santuário até à igreja paroquial de Soutelo, uma manifestação de fé que congregou centenas de fiéis.
Foi uma «noite com muita fé, muita devoção, muita luz. A Mãe, senhora do Alívio, saiu à rua, aos ombros de homens corajosos, acompanhada por uma multidão, que uniu as vozes para, em coro, cantar e rezar, louvando a Senhora do Alívio», descreveu o padre Sandro Vasconcelos, que também é o arcipreste de Vila Verde.
Esta é a primeira romaria e peregrinação ao Alívio em que o sacerdote participa como presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro. Ao Diário do Minho, o padre Sandro manifestou a sua alegria por este momento «especial» do seu ministério.
«Estou a participar em todos os momentos da romaria e da peregrinação. É especial, para além da responsabilidade que é o ser presidente da Confraria», acrescentou.
A nova Confraria teve pouco mais de um mês para preparar a romaria e a peregrinação, já que tomou posse no dia 27 de julho, numa cerimónia presidida pelo Bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.
O santuário de Nossa Senhora do Alívio - que remonta a finais do século XVIII (cerca de 1798)- é o mais importante do Arciprestado de Vila Verde, sendo visitado durante todo o ano por fiéis provenientes de todo o país e até do estrangeiro, principalmente da Galiza (Espanha).