twitter

Penha aguarda milhares de peregrinos no próximo domingo

Penha aguarda milhares de peregrinos no próximo domingo
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 04 de setembro de 2024, às 16:04

Peregrinação arciprestal é presidida por D. Delfim Gomes

O Arciprestado de Guimarães e Vizela prepara-se para a 131.ª peregrinação ao santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, que ocorrerá no próximo domingo, 8 de setembro, sob o lema “Com Maria, Mãe da Eucaristia, Peregrinos da Esperança”.

Uma multidão de peregrinos é aguardada nesta que é a maior manifestação religiosa de Guimarães, este ano presidida pelo Bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.

A caminhada de fé inicia-se na igreja da Nossa Senhora da Oliveira, na cidade de Guimarães, às 8h15, incorporando confrarias e movimentos paroquiais, fanfarras e escuteiros. Chegados à estância religiosa da Penha, pelas 11h00, é celebrada a Eucaristia campal, presidida por D. Delfim Gomes.

A peregrinação encerra com um espetáculo musical, às 15h00, no Largo da Comissão, em que atuam o Grupo Folclórico de são Torcato, José Fernandes e Andreia Rodrigues.

A programação religiosa começou no passado domingo com o recitar do terço no santuário da Penha, seguido da celebração da Eucaristia. Após a consagração, a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi conduzida até à igreja de São Pedro de Azurém, onde permanece até ao dia 7, dia em que será enviada para a Basílica de São Pedro no Toural, precedendo uma procissão de velas até á Igreja da Nossa Senhora da Oliveira.

A novena preparatória, que iniciou no dia 2, decorre até amanhã na igreja de São Pedro de Azurém, com  recitação do Terço seguida da Eucaristia.

Além das celebrações religiosas, a programação cultural “O Verão é na Penha”, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Irmandade da Penha, leva amanhã ao santuário a conhecida soprano vimaranense Sofia Escobar, com carreira internacional no teatro musical (no Reino Unido e Espanha), para um concerto com a Orquestra da Guimarães, a partir das 22h00, especialmente criado para a Penha.

Este espetáculo, de entrada gratuita, integra-se numa estratégia conjunta que visa enriquecer a oferta cultural de Guimarães e consolidar a estância turística da Penha como um importante espaço cultural da região.

«A edição deste ano da iniciativa “O Verão é na Penha” pretende diversificar a oferta cultural, tanto ao nível das opções como dos locais de realização, contribuindo para a consolidação da afirmação da Penha e de Guimarães enquanto concelho preponderante ao nível cultural», referem os organizadores.