O Arciprestado de Guimarães e Vizela prepara-se para a 131.ª peregrinação ao santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, que ocorrerá no próximo domingo, 8 de setembro, sob o lema “Com Maria, Mãe da Eucaristia, Peregrinos da Esperança”.
Uma multidão de peregrinos é aguardada nesta que é a maior manifestação religiosa de Guimarães, este ano presidida pelo Bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.
A caminhada de fé inicia-se na igreja da Nossa Senhora da Oliveira, na cidade de Guimarães, às 8h15, incorporando confrarias e movimentos paroquiais, fanfarras e escuteiros. Chegados à estância religiosa da Penha, pelas 11h00, é celebrada a Eucaristia campal, presidida por D. Delfim Gomes.
A peregrinação encerra com um espetáculo musical, às 15h00, no Largo da Comissão, em que atuam o Grupo Folclórico de são Torcato, José Fernandes e Andreia Rodrigues.
A programação religiosa começou no passado domingo com o recitar do terço no santuário da Penha, seguido da celebração da Eucaristia. Após a consagração, a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi conduzida até à igreja de São Pedro de Azurém, onde permanece até ao dia 7, dia em que será enviada para a Basílica de São Pedro no Toural, precedendo uma procissão de velas até á Igreja da Nossa Senhora da Oliveira.
A novena preparatória, que iniciou no dia 2, decorre até amanhã na igreja de São Pedro de Azurém, com recitação do Terço seguida da Eucaristia.
Além das celebrações religiosas, a programação cultural “O Verão é na Penha”, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Irmandade da Penha, leva amanhã ao santuário a conhecida soprano vimaranense Sofia Escobar, com carreira internacional no teatro musical (no Reino Unido e Espanha), para um concerto com a Orquestra da Guimarães, a partir das 22h00, especialmente criado para a Penha.
Este espetáculo, de entrada gratuita, integra-se numa estratégia conjunta que visa enriquecer a oferta cultural de Guimarães e consolidar a estância turística da Penha como um importante espaço cultural da região.
«A edição deste ano da iniciativa “O Verão é na Penha” pretende diversificar a oferta cultural, tanto ao nível das opções como dos locais de realização, contribuindo para a consolidação da afirmação da Penha e de Guimarães enquanto concelho preponderante ao nível cultural», referem os organizadores.