O santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Arciprestado de Arcos de Valdevez, Diocese de Viana do Castelo, recebeu entre agosto de 2023 e Julho deste ano, recebeu mais de 50 mil peregrinos.
O número foi avançado, ontem, pelos responsáveis do Santuário, sublinhando que apenas foram contabilizadas as pessoas que entraram na igreja.
«Muitos são os que percorrem as outras partes do Santuário e não entram neste edificio. Sendo assim, acredita-se que o número pode ascender significativamente», refere o Santuário em nota de imprensa.
De elevado relevo, e que muito contribui para a atratividade do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, é «a beleza paisagística, a natureza que se entrelaça com a ação do ser Humano na edificação monumental».
Muitos são os romeiros da Diocese de Viana do Castelo, Arquidiocese de Braga, Diocese de Vila Real (Montalegre), Diocese de Tui-Vigo e Diocese de Ourense, estas últimas na Galiza, que visitam o local no decorrer da romaria, e durante todo o ano, de forma especial, no verão.
As festas, que decorrem até ao dia 8 de setembro, são promovidas pela Confraria de Nossa Senhora da Penda.
A programação do dia 8 de setembro - o dia maior da romaria -, ficará marcado pela celebração da Eucarística da Festa da Natividade de Maria. A celebração começa às 11h00 e vai ser presidida pelo bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador.