«Neste domingo da Epifania, faça como os Reis Magos e oferece um presente». Foi o mote escolhido pela Centro Missionário Arquidiocesano de Braga para o lançamento da campanha “Apadrinhe uma Menina”, que visa proporcionar às adolescentes da paróquia de Santa Cecília de Ocua, na diocese de Pemba, a continuação dos estudos para o ensino secundário no ano de 2024. Pagar o uniforme, o material escolar ou as propinas são algumas das formas possíveis de ajudar. A campanha, que se inscreve no âmbito do “Projeto Salama!”, prevê vários tipos de ajuda, sendo o valor anual do apadrinhamento variável mediante as opções de apoio. Quem quiser assumir o apoio residencial de uma menina nos estudos do ensino secundário, o valor da ajuda anual é de 800 euros, no caso da opção pela Casa das Irmãs Mercedárias do Santíssimo Sacramento, na cidade de Pemba. O montante inclui inscrição no Colégio Privado Bingo, alojamento, alimentação, uniformes, material escolar, seguro de saúde e outros valores escolares.
Para a Casa das Carmelitas do Sagrado Coração de Jesus, na vila de Namapa, o apoio anual é de 200 euros e inclui inscrição/propina na escola secundária de Namapa, alojamento, alimentação, uniformes e material escolar. A opção pela Casa das Irmãs da paróquia de S. João de Deus, na vila de Alua, a ajuda anual é de 200 euros e inclui inscrição/propina na escola secundária de Alua, alojamento, alimentação, uniformes e material escolar. Para quem optar pelo apadrinhamento na modalidade não residencial vai apoiar meninas que «raparigas que residem próximo dos estabelecimentos de ensino ou em casa de familiares», esclarece o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga. O valor anual do apoio é de 30 euros e inclui inscrição/propina, uniforme e material escolar. Os interessados em aderir à campanha podem fazer a respetiva inscrição no endereço eletrónico ‘https://docs.google. com/forms/d/e/1FAIpQLScywvpJQyBdeXLRrX_sC9K_ixmKtC1AVcHiSESaMa2zCrRk1w/ viewform’ ou através de contacto com o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga ([email protected]), com sede no Serviços Centrais da Arquidiocese (TLM 927 829 362).
Segundo o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, «muitas raparigas percorrem, todos os dias, mais de 15 km a pé para irem à escola» e «a comunidade mais distante fica a 80 km da escola secundária de Ocua, única escola existente na paróquia».