twitter

Igreja debate comunicação no rescaldo da Jornada Mundial da Juventude

Igreja debate comunicação no rescaldo da Jornada Mundial da Juventude
Fotografia Bárbara Vitória/JMJ 2023

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 11 de setembro de 2023, às 14:47

Na próxima semana, em Fátima.

A comunicação na Igreja vai estar em debate, em Fátima, na próxima semana, nas Jornadas Nacionais da Comunicação Social, que pretendem aproveitar o impulso deixado pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Lisboa em agosto.

“Ao reunir, durante uma semana, cerca de milhão e meio de jovens em Lisboa, a JMJ mobilizou, nas suas várias dimensões, a Igreja em Portugal. Fê-lo também ao nível da comunicação, fazendo surgir um conjunto de novas realidades, interrogações e respostas”, reconhece o presidente da Comissão Episcopal da Comunicação Social, Cultura e Bens Culturais, Nuno Brás.

Para o também bispo do Funchal, “agora, já com algumas semanas de distância daquele acontecimento, (…) importa olhar para essas novas realidades que surgiram, e questionar que impulsos e caminhos se abriram para a comunicação eclesial”. “Sem esgotar toda aquela riqueza, queremos conhecer e pensar melhor o que está ao nosso alcance para que aquele impulso (que é também impulso do Espírito) se mantenha e ajude a melhorar estruturas, atitudes, modos de presença”, acrescenta o prelado na mensagem de apresentação das Jornadas Nacionais da Comunicação Social, agendadas para os dias 21 e 22 de setembro, com o tema “Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?”.

Uma conferência pelo secretário do Dicastério para a Comunicação, Lúcio Ruiz, sobre o tema “Geração 2023: Escutar para comunicar”, marcará os trabalhos do primeiro dia. A partilha de experiências por elementos de vários Comités Organizadores Diocesanos da JMJ Lisboa 2023, bem como por influencers/evangelizadores digitais está também prevista neste evento organizado pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, um órgão da Comissão Episcopal da Cultural, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Os trabalhos decorrerão na Domus Carmeli, em Fátima, na tarde de dia 21 e na manhã de dia 22.