twitter

Romaria da Peneda dedica hoje o dia aos devotos espanhóis

Romaria da Peneda dedica hoje o dia aos devotos espanhóis
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 05 de setembro de 2023, às 11:07

Monsenhor Fernando Caldas convida à participação nas celebrações até dia 8

  No santuário da Nossa Senhora da Peneda, em Gavieira, Arcos de Valdevez, começam a viver-se, a partir de hoje, os principais momentos da grande romaria anual. Numa mensagem vídeo, o vigário geral da Diocese de Viana, o monsenhor Fernando Caldas, convida à participação na romaria que decorre até à próxima sexta-feira, 8 de setembro, com celebrações religiosas e uma parte cultural de tradição popular. «Este ano, neste belo santuário natural procura-se, toda a Diocese, louvar a Mãe do Céu.

  Seguindo o convite do senhor Bispo diocesano, todos podemos melhor cantar a Maria e por intermédio dela chegar ao Seu filho, Jesus», afirma Monsenhor Fernando Caldas, que peregrina ao santuário da Peneda desde criança e ontem presidiu à Oração de Vésperas e à Procissão com terço cantado, recorda-se sempre, nas vésperas desta grandiosa romaria, da sua avó paterna e de a acompanhar ao santuário da Peneda para a novena. «As novenas passadas junto da Senhora eram um momento de descanso, mas também um momento de maior comunhão com Deus, com a natureza e com a comunidade ali reunida», descreve.

 O santuário da Peneda dedica o dia de hoje aos romeiros espanhóis, proporcionando, pelas 12h00, como já vem sendo habitual, a celebração de uma missa em castelhano, presidida por um sacerdote vindo da Galiza. O dia começa com a Oração de Laudes e Eucaristia, às 9h30. Pelas 16h00, é celebrada também missa no santuário. À noite, pelas 21h00, há a bênção de gaitas de foles, com a presença de um grupo galego, seguindo-se um desfile com todos os grupos até os recinto do baile. Amanhã, também a partir das 21h00, é a vez da bênção de concertinas, ao que se seguirá a entoação do Hino Akathistos em honra da Virgem, Mãe de Deus. Este momento termina com o beijo da imagem da Senhora, que vai ser retomado depois de três anos interrompido por força da pandemia de Covid-19.

 Neste dia serão celebradas três Eucaristias - às 9h30, antecedida de Oração de Laudes, às 12h00 e às 16h00. Às 17h00 há Oração de Vésperas e procissão com o Rosário. Na quinta-feira, dia 7, a manhã começa com Oração de Laudes seguida da eucaristia (9h30). De tarde, às 15h00, haverá missa e celebração da Santa Unção. Pelas 21h00 sai a procissão de Velas. No último dia da romaria, D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, presidirá à Eucaristia e procissão da Festa da Natavidade de Maria, a partir das 11h00, celebrações que marcam o encerramento das festividades.