twitter

JMJ: Papa tem encontro com confissões religiosas radicadas em Portugal

JMJ: Papa tem encontro com confissões religiosas radicadas em Portugal
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 30 de julho de 2023, às 16:30

O Papa vai encontrar-se com líderes e representantes de confissões religiosas radicadas em Portugal, reunião que não constava, até agora, do programa oficial da deslocação de Francisco a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Alguns [dos responsáveis por outras confissões] tinham pena que o encontro do Papa com as outras confissões religiosas se limitasse à presença de alguns dos seus líderes nos grandes eventos públicos do programa”, disse o diretor do departamento para relações ecuménicas e o diálogo inter-religioso do Patriarcado de Lisboa, padre Peter Stilwell, ao jornal 'online' 7Margens, que noticiou o novo item da agenda papal.

O encontro acontecerá, segundo o jornal, na sexta-feira, dia 04 de agosto, às 11:30, na Nunciatura Apostólica em Lisboa, e nele deverão estar presentes mais de uma dezena de representantes de outras confissões religiosas.

O restante programa da JMJ contempla espaço para o diálogo inter-religioso, confirmado pelo desafio às diferentes confissões para a participação no encontro.

Desde o início, a mensagem passada pela organização foi clara: “é um convite do Papa aos jovens de todo o mundo, não apenas aos católicos”. Neste contexto, são diversos os pontos da agenda dos próximos dias em que outras igrejas cristãs e outras confissões religiosas farão parte da JMJ.

No campo da chamada “Unidade dos Cristãos”, a organização da JMJ lembra que “várias confissões religiosas partilham a mesma fé cristã”, com Jesus no centro da sua ação.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre terça-feira e domingo, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus.