A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai ser representada na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos pelo seu presidente e vice-presidente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes. A informação foi divulgada pela própria CEP, em jeito de congratulação.
«A Santa Sé confirmou esta manhã [ontem de manhã] a lista dos participantes à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. De Portugal estarão presentes D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da CEP, e D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra e Vice-Presidente da CEP, os quais foram eleitos na Assembleia Plenária da CEP de 17-20 de abril de 2023», refere uma nota enviada à Agência Ecclesia.
De salientar que esta primeira Assembleia, que se realiza em outubro, insere-se «no processo sinodal em curso», que «terá a sua continuação numa segunda Assembleia em outubro de 2024», acrescenta o comunicado.
A CEP recorda o documento de trabalho divulgado a 20 de junho, «fruto do processo sinodal a nível das dioceses, conferência episcopais e continentes desde outu- bro de 2021».
Na sequência de uma inédita consulta global às comunidades católicas, lançada pelo Papa em outubro de 2021, sete assembleias continentais aconteceram entre fevereiro e março, com a seguinte divisão: África e Madagáscar (SECAM), América Latina e Caraí- bas (CELAM), América do Norte (EUA/Canadá), Ásia (FABC), Europa (CCEE), Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais) e Oceânia (FCBCO).
À espera que Bispos portugueses contribua para a renovação da Igreja
No texto, a CEP diz esperar que a delegação portuguesa contribua, também com as propostas surgidas do processo sinodal da Igreja em Portugal, para a renovação da Igreja na sua essencial dimensão sinodal.
O presidente da CEP participou, em Praga, na Assembleia Continental do Sínodo 2021-2024, que decorreu em fevereiro, falando numa oportunidade «única» para debater a situação da Igreja na Europa. «Estamos aqui numa ocasião única para escutar a Igreja na Europa, nas suas dificuldades, nas tensões que existem e na vontade de as ultrapassar», declarou D. José Ornelas.
Salienta-se que a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024, ele que preside aos trabalhos.