twitter

Arcebispo de Braga faz novas nomeações eclesiásticas e serviços pastorais

Arcebispo de Braga faz novas nomeações eclesiásticas e serviços pastorais
Fotografia DR

Redação

Publicado em 25 de junho de 2023, às 11:14

D. José Cordeiro nomeia novos servidores da Arquidiocese de Braga.

D. José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, perante novas necessidades pastorais e procurando responder às suas exigências, procedeu às seguintes nomeações, na sequência de outras dispensas.

Assim, D. Roberto Rosmaninho Mariz, nomeado Bispo Auxiliar do Porto, foi «dispensado, com a gratidão da Arquidiocese de Braga, de Ecónomo da Arquidiocese Braga e Seminários Arquidiocesanos de Braga».

O padre Tiago André Fernandes Freitas, foi «dispensado, com a gratidão da Arquidiocese de Braga, de Chefe de Gabinete do Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas».

No que diz respeito às nomeações, o padre Miguel Paulo Carvalho Simões foi nomeado Ecónomo da Arquidiocese Braga e Seminários Arquidiocesanos de Braga.

Por sua vez, o padre José Miguel da Silva Neto, nomeado Chefe de Gabinete do Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas.

Quanto à professora Paula Cristina Fernandes Lopes, foi nomeada por D. José Cordeiro Secretária para o Serviço das Escolas Católicas da Arquidiocese de Braga.

 

Novos membros do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Braga

Entretanto, o Arcebispo de Braga escolheu, igualmente, os novos membros do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Braga.

Assim, segundo um comunicado da Cúria Arquiepiscopal de Braga, assinado pelo Chanceler, cónego João Paulo Coelho Alves, D. José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, de acordo com o Código de Direito Canónico e a norma do direito universal, nomeou os seguintes membros do Conselho Presbiteral para integrarem o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Braga: D. Delfim Jorge Esteves Gomes, padre Adelino Marques Domingues, padre António Sérgio Gouveia Garcia Torres, cónego Avelino Marques Amorim, cónego Hermenegildo José das Neves Faria, Padre Jorge Filipe Vilaça Barbosa, cónego José Paulo Leite de Abreu, cónego Manuel Joaquim Fernandes da Costa, cónego Mário Martins Chaves Rodrigues e o cónego Vítor José Novais.

O bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, passa a ser o primeiro nome da lista.