A secular Ronda da Lapinha volta a cumprir-se hoje, entre a freguesia de Calvos e o centro da cidade de Guimarães.
O programa da peregrinação inicia-se, pelas 11h00, com a eucaristia solene, frente ao Santuário da Lapinha e presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. Depois de um breve interregno, pelas 13h00, inicia-se a peregrinação que transporta o andor da Senho ra da Lapinha desde a encosta da Penha até à igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no centro histórico de Guimarães, cumprindo-se metade de um percurso de mais de 21 quilómetros num só dia. A chegada ao centro da cidade de Guimarães está prevista para as 15h45.
Depois de uma breve paragem na cidade, a Ronda é retomada, levando o andor da Senhora da Lapinha de regresso a casa.
A Ronda da Lapinha já acontece há mais de 400 anos e percorre território de 14 freguesias do concelho de Guimarães, designadamente Calvos, Infantas, Costa, Mesão Frio, Azurém, Oliveira do Castelo, S. Paio, S. Sebastião, Creixomil, Urgezes, Polvoreira, Tabuadelo, S. Faustino e Abação.
É a única manifestação religiosa de Guimarães que atravessa as três freguesias da cidade, que hoje constituem uma União, e ainda, as principais freguesias urbanas envolventes da cidade, como Costa, Mesão Frio, Azurém, Creixomil, Urgezes e Polvoreira.
A imagem da Senhora da Lapinha venera-se no santuário da Lapinha, na encosta nascente da montanha da Penha, na freguesia de Calvos.