twitter

Albergue de peregrinos de Marinhas celebra aniversário com caminhada

Albergue de peregrinos de Marinhas celebra aniversário com caminhada
Fotografia

Publicado em 27 de abril de 2023, às 19:00

A funcionar desde 2011, albergue já acolheu mais de 35 mil peregrinos

O Albergue de peregrinos de S. Miguel de Marinhas vai celebrar o 12.º aniversário com uma caminhada, no dia 13 de maio, informou a câmara de Esposende.

Organizada pelo Município em parceria com a Associação Via Veteris, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, a atividade decorrerá entre a paróquia de São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, e o Albergue de São Miguel, numa distância de cerca de 20 quilómetros.

A partida está marcada para as 10h00 e a chegada está prevista para as 18h00, culminando a caminhada com um lanche, onde os participantes terão oportunidade de degustar alguns produtos locais.

Segundo a autarquia, a caminhada é gratuita e aberta à participação de todos os interessados, mas é necessário fazer inscrição prévia, até ao dia 11 de maio, no site www.visitesposende.com. 

Esta iniciativa enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023-2027, nomeadamente no que concerne à valorização e promoção do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, inserindo-se igualmente no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. 

O Albergue de S. Miguel está em funcionamento desde maio de 2011, dispondo de dormitório, cozinha equipada, sala de refeições/convívio com espaço de lazer, balneários, sanitários, lavandaria e Internet. 

Resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e Associação Via Veteris.

Até ao final de 2022, o Albergue de S. Miguel acolheu 35.142 peregrinos, maioritariamente estrangeiros, oriundos sobretudo de países como a Alemanha, Espanha, Polónia, França e Itália. 

A câmara de Esposende nota que o equipamento tem registado uma «procura crescente». No último ano, registou um total de 5.273 dormidas, representando um acréscimo de mais 70% de pernoitas em relação a 2021.

«O número crescente de peregrinos tem-se refletido também na procura do Centro de Informação Turística, com um registo de 2.977 peregrinos em 2022, que representa um crescimento de 64% face ao ano anterior», acrescenta. 

Este aumento, conclui, resulta, «em grande parte, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional, assinado em julho de 2011, entre os municípios do Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela».