twitter

Projeto de 230 mil euros pretende promover lampreia do Rio Minho

Projeto de 230 mil euros pretende promover lampreia do Rio Minho
Fotografia

Publicado em 09 de fevereiro de 2018, às 19:18

Projeto foi apresentado na iniciativa "Lampreia do Rio Minho - Um prato de excelência".

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (Adriminho) apresentou ontem, em Vila Nova de Cerveira, projeto que pretende valorizar o território como destino gastronómico, turístico e cultural tendo como base a lampreia do rio Minho.
O projeto, que ganhou o nome de “Lampreia do rio Minho: Um produto de excelência”, já foi apresentado ao Turismo de Portugal e aguarda pela aprovação financeira, comparticipada a 90%, de mais de 230 mil euros.
No fundo, e como explicou Ana Paula Xavier, da Adriminho, o objetivo do projeto, que nasce das sucessivas edições gastronómicas “Lampreia do Rio Minho - Um prato de excelência”, passa por combater a sazonalidade turística e “certificar” a verdadeira lampreia do rio Minho. «Queremos que as pessoas quando vão comer lampreia que saibam que aquela lampreia é captada no rio Minho», apontou Ana Paula Xavier, que desta forma quer impor um produto de excelência que é procurado em todo o mundo. «A nossa lampreia é muito procurada pela qualidade que tem. O problema é que nem sempre os consumidores estão a comer uma verdadeira lampreia do rio Minho», disse, dando conta de outro projeto que está a ser desenvolvido por biólogos.
A responsável da Adriminho quer desta forma maximizar a lampreia, não só como um prato confecionado na região, mas com destino turístico.
«Temos que nos organizar e o projeto também também essa intenção. Porque, por exemplo, se me pergunta qual o impacto económico da lampreia na região eu não sei dizer. O projeto vai também de encontro a essas matrizes e desta forma envolvermos os municípios, empresários e académicos», frisou, referindo que a candidatura terá uma resposta até ao mês de abril. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira