A Câmara de Viana do Castelo informou hoje que vai assegurar testes covid-19 nos lares residenciais de idosos, mediante prescrições médicas, e criar no centro cultural da cidade uma reserva estratégica hospitalar que pode disponibilizar até 200 camas.
Em comunicado enviado hoje às redações, a autarquia da capital do Alto Minho adiantou que aquelas medidas, que se enquadram na fase de mitigação da pandemia, foram preparadas em articulação com o serviço municipal de proteção civil, o Comandante Operacional Distrital (CODIS) da proteção civil e o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A fase de mitigação da pandemia da covid-19 entrou em vigor em Portugal, às 00:00 de quinta-feira, por determinação da Direção-Geral da Saúde, envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado.
A fase de mitigação da doença Covid-19 corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, uma vez que é ativada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia ativa.
Segundo o município, a reserva estratégica hospitalar a instalar no centro cultural, na frente ribeirinha da cidade, será dotada de 100 camas (com possibilidade de aumentar para 200 camas) em articulação com a ULSAM, destinando-se a doentes em convalescença do hospital distrital.
As "novas medidas de mitigação" hoje anunciadas pela autarquia preveem a "criação de lugares de confinamento para quarentena profilática nos centros náuticos municipais e sedes dos grupos folclóricos do concelho, para cidadãos idosos com autonomia", que no total, representam "sete espaços com capacidade para 190 pessoas".
O município irá ainda fornecer "equipamentos de proteção individual a quem trabalha nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), distribuindo ‘kits' com luvas e máscaras de proteção, uma medida que se estende a todas as instituições de solidariedade do concelho".
Autor: Redação/Lusa
Viana do Castelo garante testes a idosos em lares mediante receita médica
Publicado em 27 de março de 2020, às 12:50