A União de Freguesias de Nogueiró e Tenões inaugurou ontem, na Rua Dr. Avelino Jesus Costa um parque urbano canino, um parque infantil e o alargamento da horta urbana, com mais dez lotes, no denominado Parque das Lameiras.
A cerimónia decorreu com a presença de várias pessoas, tendo-se notado a ausência do vereador do Ambiente que, segundo a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, tinha confirmado a presença.
Após um compasso de espera, a verdade é que a inauguração arrancou e foram entregues os lotes de terrenos às pessoas que foram selecionadas pela autarquia local.
Ao Diário do Minho, o presidente da União de Freguesias explicou que esta era uma obra necessária, referindo-se concretamente ao parque urbamo canino.
«Nós temos aqui muitos prédios e começámos a verificar que havia muitas pessoas a queixarem-se que havia muitos dejetos de animais na rua, reivindicando um espaço para os animais», contou.
Assim, num espaço que antigamente era um amontoado de ervas, que já era utilizado pelos cães, criando vários problemas, «que só dava prejuízo», e que obrigava a Junta a cortar a erva, sem qualquer tipo de uso, nasceu este equipamento.
«Por isso, criámos um parque canino, onde proporcionamos todas as condições para que os animais se entretenham e brinquem. Os animais estão o dia inteiro dentro dos prédios e, ao fim do dia, podem vir aqui dar uma corrida», sustentou.
João Tinoco realçou ainda o facto de estarem criadas todas as condições para um bom uso do espaço, esperando que os donos apanhem os dejetos dos seus animais, garantindo que a autarquia irá limpar o recinto uma vez por semana.
A par disto, foi também inaugurado, um pouco afastado e até mesmo separado, um parque infantil, com baloiços e um escorrega, entre outros divertimentos.
Ainda integrado neste conjunto do Parque das Lameiras, a autarquia local decidiu alargar a horta urbana que já existia no local, abrindo dez novos lotes, que foram ontem entregues.
Segundo João Tinoco, a horta urbana tem registado uma grande procura. Quando há cerca de um ano foi aberta a horta das Lameiras, os 20 lotes foram logo preenchidos, ficando em lista de espera cerca de 50 pessoas.
Julgando que podia ter sido a euforia da novidade, a verdade é que o tempo tem demonstrado que as pessoas não desistem e fazem bom uso da terra que lhes é confiada.
Atendendo a este bom aproveitamento, a União de Freguesias de Nogueiró já replicou a horta noutros locais e decidiu agora alargar esta com mais lotes.
Questionado sobre quem procura esta oportunidade, o presidente da União de Freguesias afirma que são, essencialmente as pessoas que vivem nos prédios vizinhos.
«Nós fizemos um regulamento para atribuição dos lotes e para estabelecer prioridades. Nós estabelecemos que seriam os desempregados, as pessoas com mais dificuldades. Mas nós temos até professores universitários interessados em ter um cantinho para plantar umas coisas», acrescentou.
Para João Tinoco, esta é uma forma da autarquia responder às necessidades das pessoas que aqui podem obter algum proveito económico. «Estava aí um senhor a dizer que no ano passado colheu 24 cabos de cebolas», disse.
Entre todos estes equipamentos, foi também inaugurada uma churrasqueira que pode ser utiliza pelos moradores.
Autor: José Carlos Ferreira