twitter

UCC apreende 17 mil euros de amêijoa japonesa em Valença

UCC apreende 17 mil euros de amêijoa japonesa em Valença
Fotografia

Publicado em 18 de fevereiro de 2019, às 17:03

Unidade de Controlo Costeiro do Destacamento de Matosinhos.

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos, apreendeu hoje em Valença do Minho 1 900 quilos de amêijoa-japonesa com o valor presumível de 17 100 euros. «A apreensão foi efetuada no âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem o transporte e a comercialização de moluscos bivalves», disse fonte da DCC de Matosinhos.
Os militares detetaram no interior de uma viatura, oriunda da zona de Lisboa e que se deslocava em direção à fronteira com a Galiza (Espanha), a existência de amêijoa imatura com tamanho inferior ao legalmente estabelecido de quatro centímetros.
«Além da apreensão foi identificado o condutor da viatura que efetuava o transporte, um homem de 57 anos, e elaborados dois autos de notícia por contraordenação, uma vez que os apanhadores têm de possuir um documento que garanta a rastreabilidade dos bivalves, por questões de saúde pública, assim como o mesmo não se fazia acompanhar da respetiva guia de transporte (previsto no regime de bens em circulação)» .
Autor: Nuno Cerqueira