twitter

Projeto de execução do Parque da Cidade de Esposende aprovado

Projeto de execução do Parque da Cidade de Esposende aprovado
Fotografia

Publicado em 25 de março de 2021, às 17:29

A iniciativa vai permitir dotar a frente do rio de uma imagem urbanisticamente mais harmoniosa e integrada, abrangendo 30 hectares, em ambas as margens do rio Cávado.

A câmara de Esposende aprovou hoje por unanimidade a projeto de execução do Parque da Cidade, seguindo-se os processos de procura de financiamento e aquisição dos terrenos onde ficará o equipamento.

O projeto do Parque da Cidade de Esposende, no distrito de Braga, já esteve em consulta pública e pretende requalificar a parte sul da zona ribeirinha.

O equipamento prevê percursos pedonais e cicláveis, em articulação com as Ecovias do Litoral Norte e do Cávado, espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.

Em 2013 foi apresentado um estudo, resultante de um Concurso Internacional de Ideias, mas que não teve seguimento.

No ano de 2016 arrancou a elaboração do projeto do Parque da Cidade e no final de 2020, depois de reunidos todos os pareceres favoráveis, prosseguiu-se com o projeto de execução.


Autor: Redação/LUSA