O projeto da nova ponte pedonal e ciclável entre Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza), orçada em dois milhões de euros, vai ser escolhido entre 26 propostas, informou hoje fonte do município português.
De acordo com a fonte autárquica, as 26 propostas apresentadas a um concurso internacional de ideias vão ser apresentadas publicamente na quinta-feira, em Pontevedra, sendo que "até final de fevereiro serão conhecidos os três projetos que passam à segunda fase" do procedimento.
"Os autores dos três desenhos finalistas recebem uma verba de participação de 10.890 euros cada um e serão convidados a participar na segunda fase de seleção para a elaboração do anteprojeto da ponte", explicou a autarquia portuguesa.
O contrato para a realização do anteprojeto "será adjudicado ao vencedor por um montante de 54.450 euros, sendo que após esse processo, avançarão os pedidos de autorização e pareceres a enviar aos organismos competentes".
Numa terceira fase, a província de Pontevedra "encarregará o vencedor de elaborar o projeto construtivo definitivo, com um orçamento máximo de 121.880 euros".
O concurso de ideias foi lançado em setembro pela província de Pontevedra, já que o processo para construção de uma outra ponte ligando Cerveira e Tomiño foi conduzido, há 13 anos, pelo município português.
Autor: Redação/Lusa