O Parque de Campismo da Cerdeira, situado às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, em São João de Campo, no concelho de Terras de Bouro, foi distinguido com o prémio "Entidade Empregadora Inclusiva 2019".
Numa cerimónia realizada em Coimbra, o IEFP premiou 28 entidades, estando o Parque Campismo da Cerdeira (PCC) entre as quatro empresas privadas distinguidas a nível nacional.
«Trata-se de uma prémio atribuído a quem contribua para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distinga por práticas de referência», referiu José Carlos Pires, do PCC.
Esta infraestrutura foi premiado pela adaptação, desenvolvimento e progressão profissional dos colaboradores.
«Pelas modificações que fez e que tornaram o estabelecimento acessível a todos os clientes, nomeadamente àqueles com necessidades especiais e pela sua relação com a comunidade e parceiros», destaca ainda José Carlos Pires.
Já a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência classificou a cerimónia como «um salto quantitativo e qualitativo substancial».
Ana Sofia Antunes estabeleceu uma comparação com a edição realizada há dois anos e salientou o maior número de entidades distinguidas.
«É revelador do esforço que tem existido no sentido de acolher e fazer a diferença», apontou.
No entanto a secretária de Estado afirmou que «é importante ter presente que contratar pessoas com deficiência não é fazer caridade».
«É antes adquirir valor para as empresas», frisou.
ainda hoje persistem, representando desafios para este organismo, não obstante os avanços e conquistas já alcançadas, visíveis, por exemplo, no crescimento de 29% no número de deficientes inscritos no IEFP que arranjaram emprego no último ano contabilizado (2018).
Autor: Nuno Cerqueira
Parque Campismo da Cerdeira distinguido por ser inclusivo
Publicado em 11 de dezembro de 2019, às 12:59