A tradição pascal do ovo na ponte foi cumprida no passado domingo à noite na vila de Prado, tendo juntado milhares de pessoas.
Os ovos são comidos à meia-noite do dia de Páscoa, sobre a Ponte de Prado, e as cascas lançadas ao Rio Cávado. Um ritual que, dizem, "afasta" as dores de cabeça durante o resto do ano. Esta é a receita de uma tradição pradense que, anualmente, atrai à Vila de Prado milhares de pessoas. «A superstição deu o mote, mas foi no ambiente de amizade, alegria e celebração Pascal que a tradição do Ovo na Ponte ganhou raízes e extravasou as fronteiras da Vila de Prado e do concelho», revela a Junta de Freguesia.
O passado domingo mostrou que a chama da tradição está bem viva na vila, continuando «a afirmar-se como um palco privilegiado para o encontro de velhos amigos, o fortalecimento de laços entre a comunidade e a divulgação e promoção de Prado». A partir das 23h30, o tabuleiro estava "lotado" e já não era fácil andar entre a multidão. Entre cânticos e aleluias, conversas e gargalhadas, os populares foram surpreendidos por uma sessão de fogo-de-artifício.
A Junta de Freguesia da Vila de Prado voltou a apoiar a logística do evento com o objetivo de abrilhantar a ocasião. A autarquia pradense garantiu a ornamentação e iluminação da ponte, o reforço dos caixotes de lixo nas imediações, o encerramento do trânsito durante cerca de três horas e os stands de apoio - com bebidas, ovos cozidos e música - colocados nas imediações. «De resto, como é habitual, a festa ficou entregue à iniciativa popular, com franca afluência de juventude onde imperou um grande espírito de sentido cívico em termos de limpeza já que, pela uma hora da madrugada, facilmente se recolheu o pouco lixo que ficou pelo local», revelou a mesma fonte em comunicado.
O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, não escondeu a satisfação pelo sucesso do evento e sublinha a importância de manter vivas as tradições locais, que «espelham e reforçam a identidade pradense». Por outro lado, o Ovo na Ponte «tem atraído um número crescente de visitantes ao longo dos últimos anos», pelo que a tradição contribui também para a divulgação da freguesia e do concelho, assumindo-se como «um elemento diferenciador de promoção e valorização do território».
Autor: Rita Cunha
Milhares de pessoas comeram o ovo na Ponte de Prado
Publicado em 23 de abril de 2019, às 18:21