twitter

Marcelo elogia papel dos politécnicos no combate às desigualdades no país

Marcelo elogia papel dos politécnicos no combate às desigualdades no país
Fotografia

Publicado em 07 de junho de 2022, às 20:39

A deslocação a Barcelos abriu, hoje, o vasto programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O Presidente da República elogiou, hoje à tarde, o papel do ensino superior polictécnico no combate às assimetrias em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa falava em Barcelos, durante a sessão de homenagem, a título póstumo, do ex-presidente do IPCA, João Carvalho, pelo seu legado e contributo nas áreas da contabilidade e fiscalidade.

A deslocação a Barcelos abriu, hoje, o vasto programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se estende até sexta-feira, 10 de Junho, em Braga.

Durante a sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que «hoje é visível como sem o ensino superior politécnico o país seria diferente, seria menos desenvolvido e menos coeso territorialmente, seria mais desigual, mais assimétrico e mais injusto».

O Presidente da República enalteceu, por isso, o papel de João Carvalho no despontar do ensino superior politécnico, pelo facto de ter acreditado e desenvolvido condições para que ele vingasse.

«Esta condecoração é indissociável do IPCA, mas vai para além do IPCA. Abarca todo o contributo comunitário que o seu projeto envolveu e o papel fundamental que esta e outras instituições similares tiveram no nosso país », afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Recordando João Carvalho como um «homem que viveu a vida com paixão, o Presidente da República afirmou que foi ao IPCA condecorar «um símbolo do que é a importância dos politécnicos na sociedade portuguesa».

«É uma condecoração por uma grande paixão ao serviço de Portugal e foi essa a razão da sua atribuição», afirmou, antes de entregar à atual presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a condecoração conferindo a João Carvalho o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a título póstumo.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Carla Esteves