Nasceu na Universidade do Minho, em Guimarães, o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx), que tem o estatuto jurídico de associação sem fins lucrativos, que tem por objeto a investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital, incentivando a cooperação entre unidades de I&D, instituições de ensino superior e do setor produtivo em novos contextos colaborativos e de partilha de risco, potenciadores da criação de valor e de emprego científico qualificado. 
O CoLab em Transformação Digital é coordenado pela UMinho e liderado pelo professor catedrático António Cunha.
O Colab DTx tem sede em Guimarães, onde também terá laboratórios, tal como em Braga, Matosinhos e Évora. Para além do financiamento dos seus associados, conta com o apoio de 7,5 milhões de euros, garantido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Programa de Criação de Laboratórios Colaborativos.
 São membros associados do DTx as universidades do Minho, Évora e Católica, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), bem como as empresas Accenture, Bosch Car Multimedia, IKEA Industry, Cachapuz-Bilanciai, Celoplás, ebankIT, Neadvance, NOS, Primavera, Simoldes Plásticos, TMG Automotive e WeDo Technologies. São membros afiliados os centros de inovação Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e Centro de Computação Gráfica (CCG). A empresa Embraer Portugal também integrará, brevemente, esta nova associação.
 
  
 Autor: Redação
                                                    
                       
                        
                        
                        Laboratório Colaborativo em Transformação Digital nasceu na UMinho
            Fotografia
            
                
                            
        
    Publicado em 13 de maio de 2018, às 14:57