A candidatura de Júlia Fernandes, 53 anos de idade, para presidente do Município de Vila Verde foi aprovada, por “unanimidade e aclamação”, pela Assembleia de Militantes do Partido Social Democrata.
A proposta apresentada pela Comissão Política de Secção, sob a liderança de José Manuel Lopes, foi colocada à apreciação e votação do plenário concelhio socialdemocrata, que reuniu na noite de ontem por videoconferência e contou com a participação de 88 militantes.
De forma unânime, dezenas de intervenientes fizeram questão de assumir o apoio e o reconhecimento de mulher do eurodeputado José Manuel Fernandes, ex-.autarca de Vila Verde, como “o melhor cidadão vilaverdense” em condições para assumir a liderança do concelho e a gestão do município - como fez questão também de atestar o atual presidente do Município, António Vilela.
O autarca – que não se recandidata depois de ter atingido o limite de três candidaturas autárquicas – frisou que “Júlia Fernandes representa a visão de progresso e desenvolvimento sustentado de Vila Verde, um concelho com permanente ambição por força das suas grandes potencialidades”.
“Não encontraria melhor candidata. Tem um conhecimento absoluto do território e dos desafios que o concelho tem pela frente. Beneficia de um grande envolvimento e forte relacionamento com os autarcas e as juntas de freguesia, com as associações e diversas instituições do concelho. É reconhecida pelo seu trabalho e competência pela população do concelho. Vai garantir seguramente o sucesso do PSD e do concelho”, apontou António Vilela.
O reforço da participação das mulheres na política e a importância do envolvimento dos jovens foram algumas das ideias sugeridas para construção da candidatura autárquica, ao longo da sessão, que se prolongou pela madrugada de hoje
Na definição do perfil “claramente vencedor” que a Comissão Política definiu para a escolha de Júlia Fernandes, foi destacado o “bom relacionamento interpessoal, com a comunidade, as suas instituições e a forças vivas do concelho”, a par da “experiência autárquica e currículo político e profissional consistente que lhe permita ter a competência e aptidão técnica reconhecida na gestão de dossiers e matérias de interesse público”.
O perfil aprovado valorizou ainda aposta numa “cidadã vilaverdense que pense, projete e continue a preparar Vila Verde para os desafios e anseios das gerações futuras”, com “uma conduta ética e moral irrepreensível, orientada por um genuíno sentido de missão e compromisso com a causa pública”.
Caberá agora à Comissão Política Distrital do PSD ratificar a proposta da concelhia vilaverdense e à Comissão Política Nacional homologar formalmente a candidatura.
Autor: Redação / NC
Júlia Fernandes proposta como candidata do PSD à Câmara de Vila Verde

Fotografia
Publicado em 13 de março de 2021, às 15:01