Um incêndio atingiu, hoje ao final da tarde, uma habitação no Largo da Oliveira, mesmo no centro histórico, e classificado como Património Mundial da UNESCO, na cidade de Guimarães. Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, esteve no local.
https://www.facebook.com/gruposantiagoguimaraes/videos/248434619344357/
Mais de 35 operacionais, apoiados por 10 viaturas, atacaram as chamas e conseguiram debelar o incêndio, considerado de «alto risco» pelas autoridades face ao local de enorme «sensibilidade histórica e patrimonial».
Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, corporação que esteve no teatro de operações, o alerta foi dado às 19h45.
«Numa primeira fase foram empresários do comércio local a atacar as chamas, retardando desta forma a progressão das chamas. Recorreram as extintores até à chagada dos bombeiros», referiu fonte dos bombeiros, acrescentando que o incêndio foi «rapidamente controlado», sendo que foi considerado dominado às 20h00.
Os danos estão circunscritos aorés-do-chão do edifício.
«Procedemos à ventilação do edifício com dois andares», apontou a mesma fonte, dando nota ainda de um moradora desalojada.
Autor: Nuno Cerqueira