A Câmara Municipal de Guimarães adquiriu, por 8.000 euros, um espólio fotográfico com mais de seis mil fotogramas de vários formatos que retrata o período entre os anos 60 e 90 do século passado.
Em comunicado, o município refere que os fotogramas são uma parte do espólio da antiga Foto Simão e focam vários temas da vida vimaranense, com um “grande destaque” para o seu Centro Histórico, classificado pela Unesco como Património Cultural da Humanidade.
O espólio foi comprado à empresa José Carlos Moreira Fotografia.
“Foi um processo moroso e delicado, que se arrastou por mais de uma dezena de anos, concretizado devido à grande sensibilidade do seu sócio-gerente, que garantiu a preservação destes negativos, impedindo a sua destruição, cedendo agora ao município de Guimarães para garantir a sua preservação”, acrescenta o comunicado.
Para a vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, trata-se de um espólio de “valor inestimável” e que “retrata muito bem” as vivências do Centro Histórico de Guimarães, “com o edificado e as pessoas a terem uma grande predominância”.
O Vitória Sport Clube, a revolução do 25 de Abril e as suas posteriores convulsões sociais e muitas outras instituições e pessoas da cidade estão igualmente retratados.
“Temos aqui uma excelente base para uma melhor compreensão da segunda metade do século XX em Guimarães, permitindo múltiplas atividades que podem ser realizadas”, acrescenta Adelina Pinto.
Segundo o comunicado, esta aquisição colmata “um grande vazio que existia na história fotográfica de Guimarães, pois eram poucas as imagens deste período que retratavam a vida das pessoas e das instituições desta cidade”.
O espólio ficará integrado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, devendo ser agora alvo de restauro e devido tratamento pelos seus técnicos.
Posteriormente, será disponibilizado a todos os interessados.
Autor: Redação/Lusa
Guimarães investe 8 mil euros em espólio fotográfico com 40 anos de cidade
Publicado em 02 de março de 2021, às 16:49