twitter

Festival Internacional de Guitarra arranca hoje

Festival Internacional de Guitarra arranca hoje
Fotografia

Publicado em 22 de dezembro de 2017, às 13:29

O IV Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG 2017) começa hoje, prolongando-se até 14 de janeiro, com atividades que vão desde as oficinas de música aos concertos e conferências.

O francês Judicaël Perroy, o croata Dejan Ivanovic, Mak Grgic, da Eslóvenia, Ricardo Barceló (Espanha/Uruguai) e o português André Madeira são alguns dos nomes convidados num total superior a uma dezena de instrumentistas da área.

As atividades vão decorrer em vários espaços da cidade de Guimarães, nomeadamente no conservatório local, no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e Criatividade, na Universidade de Minho e na Associação Comercial e Industrial.

A organização acredita que o FIGG está "definitivamente inscrito na rota europeia" através da EuroStrings, a primeira plataforma europeia no setor de guitarra clássica que junta festivais promovidos nas mais diferentes latitudes - atualmente 14 - e que recentemente decidiu "apadrinhar" também o festival promovido em Guimarães.

O FIGG 2017 mantém o Concurso Internacional de Guitarra "Cidade de Guimarães", cuja última categoria dá acesso a uma "finalíssima" entre os 14 festivais apoiados pela EuroStrings.

A primeira prova realiza-se em Guimarães e a grande final será em abril na capital da Croácia, Zagreb.

Este festival é promovido pela Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, com o apoio do Município de Guimarães e do Programa Europa Criativa da União Europeia.


Autor: Redação