Vila Nova de Famalicão quer reforçar a sua importância como cidade capital do têxtil e do vestuário em Portugal. E é com este propósito «ambicioso, mas realista», que a Câmara Municipal apoia a primeira conferência internacional do têxtil e vestuário do país, a iTechStyle Summit, organizada pelo Citeve.
De acordo com informações enviadas ao Diário do Minho, o iTechStyle Summit vai decorrer nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e vai reunir centenas de "players" inovadores da indústria, fornecedores de tecnologia, investigadores, cientistas, profissionais e estudantes, nacionais e europeus.
Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão garante todo o apoio ao evento, que no seu entender, vai trazer projeção ao concelho. «Apoiar o iTechStyle Summit vai de encontro à nossa ambição legítima de afirmar Vila Nova de Famalicão, de consolidar a cidade como capital do têxtil e vestuário em Portugal.
Estamos também a sinalizar a atratividade do território para a iniciativa empresarial e ainda a valorizar a imagem de um setor cada vez mais robusto e importante para a economia do país. É, portanto, uma iniciativa relevante para a atividade económica municipal e com benefícios para as empresas e para a competitividade do nosso concelho, em evidente sintonia com a missão do Famalicão Made IN», afirmou Paulo Cunha, na final da reunião de Câmara realizada ontem.
Em nota de imprensa divulgada pela autarquia famalicense, é recordado que o norte do país é a região da Europa de maior relevância para o setor. E Famalicão é visto como epicentro dessa região que acolhe uma fileira completa, estruturada, flexível e dinâmica e onde, num raio de 60 quilómetros, a indústria têxtil pode oferecer ao cliente todas as soluções necessárias dentro da cadeia de produção.
Têxtil em grande desenvolvimento
«Acresce que Vila Nova de Famalicão é o concelho onde o setor têxtil e vestuário tem a grande força do seu desenvolvimento, com grandes marcas e empresas produtoras e reconhecidas infraestruturas tecnológicas e de inovação», lê-se no comunicado da autarquia.
Voltando à conferência internacional, refira-se que parte integrante do programa da iTechStyle Summit são os workshops do projeto RegioTex, que vão juntar representantes das principais regiões têxteis da União Europeia, nomeadamente de Espanha e Itália, para debater as estratégias de especialização inteligente nas regiões têxteis europeias e as oportunidades para os "stakeholders" regionais da inovação têxtil.
Trata-se de uma importante plataforma de debate e reflexão sobre o conhecimento científico e tecnológico atual, sem esquecer as questões relacionadas com as políticas públicas para o setor.
Autor: Francisco de Assis