twitter

Escola ganha pavilhão desportivo ao fim de quase duas décadas

Escola ganha pavilhão desportivo ao fim de quase duas décadas
Fotografia

Publicado em 23 de agosto de 2018, às 16:13

Inauguração decorre em setembro.

O pavilhão desportivo da escola EB 1,2,3 de Fragoso, em Barcelos, reivindicado há quase duas décadas, vai ser inaugurado em setembro, na semana de abertura do ano letivo, disse hoje à Lusa o município.

Em resposta escrita, o município escusou-se a revelar quais as razões que levaram ao atraso na conclusão da obra, se houve agravamento de custos e se vão ser apuradas responsabilidades.

Adjudicada por cerca de 800 mil euros, a empreitada foi consignada em março de 2017, com um prazo de execução de sete meses e meio, tendo na altura o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, dito que o objetivo era que no ano letivo seguinte o equipamento estivesse “em plenas condições de funcionamento”.

Em setembro, numa visita ao local, Costa Gomes anunciava que o pavilhão estava “em fase final de construção”.

No entanto, no ano letivo 2017/2018 a escola manteve-se sem pavilhão para as aulas de Educação Física.

A EB 1,2,3 de Fragoso começou a funcionar em outubro de 1999, tendo ao longo dos anos havido várias manifestações de alunos, pais e professores devido à inexistência de um pavilhão desportivo.

O pavilhão chegou a estar previsto na parceria público-privada (PPP) Barcelos Futuro, lançada pelo executivo de Fernando Reis (PSD).

Entretanto, em 2009 a Câmara mudou para o PS e aquela PPP acabaria por ser suspensa, uma decisão justificada pelo atual executivo com os “incomportáveis e inadmissíveis” encargos financeiros que a parceria acarretaria para o município.


Autor: Lusa