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Declarada utilidade pública de terrenos do troço entre Viana e Valença da Linha do Minho

Declarada utilidade pública de terrenos do troço entre Viana e Valença da Linha do Minho
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Publicado em 02 de abril de 2018, às 10:32

Para criar um corredor de ligação ferroviária em alta velocidade entre o norte da Galiza e Lisboa.

O Governo requereu a declaração de utilidade pública, urgente, das parcelas de terreno necessárias à execução da eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença da Linha do Minho, refere um despacho hoje publicado em Diário da República. No despacho, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, declara a utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, necessários à execução da obra e autoriza a Infraestruturas de Portugal (IP), na qualidade de gestora das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias nacionais, a tomar a posse administrativa das parcelas. A medida é justificada com necessidade de cumprimento dos prazos fixados para a execução daquela empreitada, «atualmente, existente até à estação de Nine, tornando-se necessário, nesta fase, proceder à eletrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença fronteira, incluindo estações técnica»".

Em março, o Ministério do Planeamento e Infraestruturas referiu que a intervenção de modernização da Linha do Minho, no troço entre Viana do Castelo e Valença, está a decorrer «dentro do calendário previsto».

Estas obras permitirão que a ligação ferroviária por Alfa Pendular possa chegar a Valença, perto da fronteira com Espanha e com a cidade de Tui, ficando a faltar, do lado espanhol, a ligação a Vigo, uma antiga reivindicação do Eixo Atlântico, organismo que congrega 38 municípios portugueses e galegos.

Para criar um corredor de ligação ferroviária em alta velocidade entre o norte da Galiza e Lisboa, que permita a alta velocidade do lado espanhol, faltam 30 quilómetros entre Vigo e a fronteira portuguesa devidamente eletrificados e modernizados e uma saída da linha a sul de Vigo.

Segundo o Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020, apresentado pelo Governo em fevereiro de 2016, a segunda fase das obras da linha do Minho, deveria ter início entre outubro e dezembro de 2017.


Autor: Redação