twitter

DCC de Matosinhos apreende mais de 1,8 toneladas de bivalves em Barcelos

DCC de Matosinhos apreende mais de 1,8 toneladas de bivalves em Barcelos
Fotografia

Publicado em 03 de maio de 2019, às 23:16

Fiscalização militar de um veículo.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos, apreendeu hoje, numa via rodoviária do concelho de Barcelos após uma operação de fiscalização 1812 quilos de amêijoa japonesa (Ruditapes philippinarum), com o valor presumível de 16 mil euros. Ao que apurou o Diário do Minho, os bivalves haviam sido recolhidos do estuário do rio Sado, Setúbal.
«Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, foi detetada uma viatura que transportava a referida amêijoa, sem que possuíssem o tamanho mínimo legal de quatro cm para a sua captura», informou fonte da DCC.
Os militares confirmaram ter identificado «um homem de 40 anos de idade» e a elaboração do «respetivo auto de noticia por contraordenação». «Devido ao transporte dos bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima até 37 409,88 euros», lê-se em nota enviada à imprensa. Os bivalves que se encontraram ainda vivos foram devolvidos ao seu habitat natural.
Autor: Nuno Cerqueira