O surto de Covid-19 está a motivar, desde a semana passada, o encerramento ou o condicionamento do acesso a várias instituições de Ensino Superior no Minho por prevenção ou devido a casos suspeitos e confirmados.
Eis uma lista de serviços e espaços encerrados ou com acesso condicionado nos distrito de Braga e Viana do Castelol, conforme os anúncios públicos feitos até ao início da noite de ontem:
- A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) suspendeu todas as aulas nos seus estabelecimentos de ensino e encerrou a maior parte dos espaços, de forma preventiva.
- Cerca de 90 estudantes da Universidade do Minho estão em quarentena profilática voluntária nas residências da academia em Braga, por terem estado em contacto com um aluno infetado com o novo coronavírus.
- O Instituto Politécnico de Viana do Castelo suspendeu a edição 2020 do evento Cimeira IPVC e adiou a feira do emprego, que decorria em simultâneo, no dia 18, e que previa a participação de mais de 10 mil visitantes.
- O Instituto de Estudos Superiores de Fafe fechou na segunda-feira as instalações e suspendeu atividades presenciais pelo menos por duas semanas, por razões preventivas, numa medida que abrange 900 alunos.
- A Universidade Lusíada-Norte anunciou na segunda-feira que vai suspender até sexta-feira as aulas e o atendimento ao público no campus de Famalicão.
- A Universidade do Minho decretou a suspensão das atividades letivas presenciais em todos os polos, tanto em Braga como em Guimarães, depois de um aluno ter sido infetado. Os estudantes das residências Carlos Lloyd Braga e Santa Tecla “devem manter-se em quarentena profilática”, sendo-lhes asseguradas as condições necessárias à sua permanência nas residências, como alimentação, cuidados de saúde e higiene.
- A Universidade Católica Portuguesa suspende as aulas presenciais a partir de quarta-feira, e durante duas semanas, no centro regional de Braga.
- O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave suspendeu até 20 de março toda a atividade letiva presencial, que no campus em Barcelos, que nos polos de Braga, Famalicão e Guimarães.
Autor: Redação / NC
Covid-19: Coronavírus deixa Ensino Superior no Minho "em quarentena"
Publicado em 11 de março de 2020, às 02:13