twitter

Aprovados 25 projetos no Portugal 2020 avaliados em 14,5 ME

Aprovados 25 projetos no Portugal 2020 avaliados em 14,5 ME
Fotografia

Publicado em 02 de agosto de 2018, às 14:03

Projetos da Câmara de Famalicão.

O município de Vila Nova de Famalicão já viu aprovados, desde 2014, cerca de 25 projetos candidatados ao programa Portugal 2020, alcançando mais de 14,5 milhões de euros em comparticipações, foi hoje divulgado.
Em comunicado, o município acrescenta que as candidaturas aprovadas perfazem um total elegível de 18 milhões de euros.
Dos projetos já aprovados, o município destaca a promoção e valorização do Mercado Municipal, a implementação da primeira fase da Rede Urbana Ciclável e Pedonal e a intervenção no Bairro Social da Cal. Estes projetos inserem-se no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Nova de Famalicão (PEDU).
As três intervenções implicam um investimento total de mais de sete milhões de euros e contam com uma comparticipação de seis milhões.
No que diz respeito à educação e ao capital humano, o município salienta as intervenções nas escolas, os apoios cedidos ao Centro Qualifica e os programas educativos promotores de sucesso, tendo em vista a redução do abandono escolar, o reforço do ensino profissional e a sua ligação ao mercado de trabalho, a aposta na qualidade da educação e da formação e na empregabilidade. O fecho da rede de drenagem de águas residuais das sub-bacias do Pelhe, Pele e Ave e a melhoria da qualidade das massas de água do Vale do Rio Este são outros projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020.
Em execução estão, ainda, projetos que visam promover o emprego qualificado e os investimentos em investigação, desenvolvimento e inovação.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, sublinha que “o município tem sabido aproveitar as oportunidades de investimento geradas pelo Portugal 2020”.
“Estamos atentos e temos conseguido atrair a atenção de parceiros estratégicos para fazer face aos novos desafios, criando mais emprego, sendo mais inovadores, mais sustentáveis e reduzindo as assimetrias”, referiu.
Fonte do município disse que há mais cerca de dez projetos a aguardar aprovação ou contratualização, que implicam um investimento total de 5,5 milhões de euros. Um dos projetos já aprovado, mas ainda não foi contratualizado, é a reabilitação do Teatro Narciso Ferreira. À espera estão ainda o projeto ambiental “Os Nossos Rios” e a criação de uma Rota de Camilo.
Autor: Redação