twitter

Aliança Artesanal apresenta produtos feitos pelas mãos das suas bordadeiras

Aliança Artesanal apresenta produtos feitos pelas mãos das suas bordadeiras
Fotografia

Publicado em 02 de março de 2017, às 15:05

Apresentação representou um tributo e gesto de gratidão às artesãs

As bordadeiras da Aliança Artesanal apresentaram ontem, em Vila Verde, uma linha de produtos para bebé e casamento que se juntam às dezenas de outros artigos em exposição no espaço "Namorar Portugal". Um momento simbólico que pré-anunciou a comemoração dos 30 anos da Aliança Artesanal, em 2018.

«Mais do que uma apresentação, este foi acima de tudo um momento de homenagem e agradecimento às bordadeiras por tudo o que elas têm feito ao longo destes anos», frisou, na ocasião, a vereadora da Cultura da Câmara de Vila Verde, reconhecendo que sem a Aliança Artesanal «não havia "Namorar Portugal"» nem a estratégia de dinamização da marca, do território e até mesmo da economia de Vila Verde.

«É nas mãos das bordadeiras que assenta todo este projeto, pelas mãos delas foi possível perpetuar toda esta tradição que veio de muitas pessoas», assinalou Júlia Fernandes.

Nesta apresentação, em que esteve também o presidente da Câmara de Vila Verde e o vencedor da edição deste ano do Concurso Internacional de Jovens Criadores de Moda, Fernando Rei, recordaram-se algumas das principais responsáveis pela preservação, promoção e divulgação dos Lenços dos Namorados como Conceição Pinheiro, Maria do Céu Vilhena da Cunha, Alice Pinheiro, Maria do Carmo Rocha, entre outras.

«Foi com esse trabalho de recolha, de promoção e de divulgação que os Lenços chegaram até nós, e com o trabalho das bordadeiras, com formação e tudo o que foi possível fazer, é possível hoje apresentar tantos produtos baseados nos Lenços dos Namorados e nas suas escritas de amor», acrescentou Júlia Fernandes.

Coube à artesã Cristina Lopes descrever a nova coleção da marca "Namorar Portugal", que integra uma linha para bebé (babygrows, bodys, toucas, soquetes, fraldas, toalhas de banho), almofadas e corações para as alianças de noivos, chapéus de senhora e homem, emblemas para capas de estudantes e botões personalizados, bases para copos e chávenas, etc. 

«Toda a gente pensava nos grandes e ninguém estava a pensar nos pequeninos, os bebés também têm direito a usar roupinha com os motivos dos Lenços», disse Cristina Lopes.

As bordadeiras da Aliança Artesanal fazem também trabalhos por encomenda e podem personalizar os produtos ao gosto do cliente.

O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, deu os parabéns às artesãs pela «criatividade» e «trabalho exemplar», referindo que elas são as «verdadeiras embaixadoras» dos Lenços dos Namorados.

Vila Verde homenageia artesãs com escultura 
 
A Câmara Municipal de Vila Verde vai inaugurar em 2018, ano em que a Aliança Artesanal comemora 30 anos, uma escultura em homenagem às bordadeiras do concelho que, direta ou indiretamente, contribuem para afirmar o concelho através dos Lenços dos Namorados.

A escultura, em metal, está a ser concebida por um artista vilaverdense, cujo nome não foi revelado, para ser colocada num espaço público urbano de Vila Verde no decorrer do próximo ano. 

«Pedimos ao escultor uma peça que represente o empenho e o esforço das bordadeiras, será também uma homengem a todas e a todos aqueles que ao longo dos tempos se dedicaram a fazer os Lenço dos Namorados, quer na sua origem, quer depois na sua aplicação», indicou o presidente da Câmara, ontem, na altura da apresentação de uma linha de novos produtos das bordadeiras na Aliança Artesanal.  

O local onde a escultura será implantada ainda não está definido, mas é provável que fique junto à antiga adega cooperativa de Vila Verde, numa parte requalificada, adiantou António Vilela.

O Município de Vila Verde pretende, desta forma, expressar o seu «reconhecimento» a todos os que ao longo dos tempos têm contribuído para preservar e afirmar a tradição dos Lenços dos Namorados.

Vilela espera que esta peça seja um símbolo que dignifique todos os que trabalham nos Lenços dos Namorados e estes se sintam representados.

Autor: Jorge Oliveira