«O arranque do plano deu-se no concelho de Ponte de Lima, com cerca de 3 300 contadores já substituídos, seguindo-se nos próximos dois meses o concelho de Caminha, com a previsão de substituição de 6 500 contadores», lê-se na nota. «O plano prevê nos meses seguintes a substituição de mais de 20.000 contadores em Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira», acrescenta a empresa.
Segundo a AdAM, «a substituição do contador não representa qualquer encargo para os clientes, sendo este totalmente assumido empresa». «Com esta medida a Águas do Alto Minho reforça o seu compromisso com a modernização dos seus sistemas e com um maior rigor no processo de faturação dos consumos de água aos seus clientes», sustenta.
A AdAM iniciou a atividade operacional em janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – decidiram não aderir à parceria.A empresa, com sede em Viana do Castelo, «fornece mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, recolhe e trata mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes».
Autor: Redação/Lusa