A renovada Escola Básica Senador Sousa Fernandes, também conhecida como Escola de Mões, foi inaugurada, ontem, em Vila Nova de Famalicão.
A intervenção de ampliação e requalificação representou um investimento de 1,3 milhões de euros, financiado pelo Norte 2030, dotando o estabelecimento de melhores condições educativas.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, sublinhou, na cerimónia, que «investir na rede escolar é garantir que todas as crianças têm acesso a escolas de qualidade e às mesmas oportunidades», garantindo que a autarquia continuará a trabalhar «por elas, pelos pais e por toda a comunidade educativa, criando excelentes condições para aprender, crescer e construir o futuro».
O edifício passa a contar com quatro salas de aula para o 1.º Ciclo, acolhendo 59 alunos, e estreia uma sala para a educação Pré-Escolar com 17 crianças.
A infraestrutura inclui, ainda, biblioteca, sala de apoio, refeitório, copa, sala de professores e vestiários para os funcionários. No espaço exterior, foram criados um recreio coberto, um recinto de jogos, zonas verdes e uma horta pedagógica.
A diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Cândida Pinto, lembrou que «esta era uma obra ansiada já há muito tempo», destacando o resultado de «uma escola bonita, acolhedora e pensada para as crianças». Já a encarregada de educação Lília Silva notou que as crianças «têm agora mais espaço e mais condições para brincar e aprender».
A intervenção integra a estratégia autárquica de modernização da rede escolar, que aloca 16 milhões de euros a obras no parque educativo. O município prepara já a inauguração da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, marcada para 6 de novembro, mantendo outras empreitadas em curso no concelho.