twitter

Viana do Castelo aprovou proposta para doação da embarcação “Balançuela Segundo”

Viana do Castelo aprovou proposta para doação da embarcação “Balançuela Segundo”
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de setembro de 2026, às 14:34

Doação do “Balançuela Segundo” permite reabilitar embarcação

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, terça-feira, em reunião ordinária, a proposta para doação da embarcação “Balançuela Segundo”, a ser firmada entre a TINITA – Transportes e Reboques Marítimos e, a Câmara local, foi hoje anunciado.

Segundo a proposta, o município irá reabilitar a embarcação e colocá-la ao serviço da população do concelho. O “Balançuela Segundo”, construído na Alemanha em 1908 e adquirido pela TINITA em 1969, iniciou a sua atividade em Portugal ao serviço do porto de Lisboa, tendo posteriormente sido transferido para Viana do Castelo, onde, durante décadas, desempenhou funções de rebocador.

Para a autarquia, a doação “indica que Viana do Castelo possui uma forte identidade marítima, profundamente ligada ao seu porto, à construção naval e à atividade desenvolvida ao longo de gerações pelas suas comunidades marítimas”.

Ao longo da sua permanência no porto de Viana do Castelo, o “Balançuela Segundo” participou “no apoio à movimentação de centenas de navios, tornando-se parte da memória e da paisagem portuária da Cidade, estando a sua história diretamente ligada à atividade marítima que marcou o desenvolvimento económico e social de Viana do Castelo”.