twitter

“Via Verde ao Investidor” quer atrair empresas a Celorico de Basto

“Via Verde ao Investidor” quer atrair empresas a Celorico de Basto
Fotografia DR

Publicado em 11 de setembro de 2026, às 15:46

Autarquia cria canal prioritário para acelerar processos de projetos económicos

A Câmara Municipal de Celorico de Basto aprovou a criação do programa “Via Verde ao Investidor”, um mecanismo interno desenhado para acelerar o apoio a projetos económicos relevantes no concelho através do acompanhamento prioritário e de respostas administrativas mais céleres. 

O regulamento de funcionamento do novo instrumento, aprovado pelo executivo camarário com dois votos contra da coligação PS/NC, visa otimizar os processos de licenciamento e simplificar a burocracia dos serviços municipais. 

A medida pretende criar um canal de ligação mais eficiente entre os vários departamentos da autarquia, estimulando a fixação de novos investimentos e o crescimento do tecido empresarial local.

A desburocratização surge como o foco principal da iniciativa, com a autarquia a garantir que o compromisso assenta na melhoria contínua dos serviços. 

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, salientou que a prioridade da autarquia está no bem-estar da população, mantendo-se o município inteiramente comprometido em assegurar «serviços que tornem o concelho mais atrativo e próspero com um dinamismo económico que a todos beneficie», segundo se lê em nota enviada pela autarquia.

A aceleração dos procedimentos visa contornar os entraves normais que condicionam os concelhos de menor densidade populacional. 

Sobre os desafios do investimento no interior, o presidente do município celoricense acrescentou que a burocracia se assume atualmente como um dos principais fatores desincentivadores para a instalação de empresas, assumindo a urgência de agir para que seja possível «agarrar nas oportunidades e torná-las possibilidades para o crescimento concertado de todo este vasto território».