twitter

Feiras Novas celebram 200 anos com seis dias de festa e tradição

Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 08 de setembro de 2026, às 19:17

Ponte de Lima vive as suas maiores festas com programa pontuado por eventos tradicionais

Ponte de Lima vive, de amanhã até ao dia 14 de setembro, as tradicionais Feiras Novas, que este ano assinalam 200 anos de história.

Durante seis dias, a vila considerada a mais antiga de Portugal transforma-se num dos grandes palcos de festa, tradição, música, mas também de devoção à Nossa Senhora das Dores, padroeira das festas.

As Feitas Novas surgiram em 1826 após concessão de uma provisão régia que permitia ao habitantes de Ponte de Lima realizar três dias de feira consecutivos por ocasião da festividade da Senhora das Dores, em setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima lembra que as feiras novas nasceram com o propósito de impulsionar a atividade comercial, mas também de «promover a piedade cristã e dignificar a imagem da Virgem colocada ao culto na Igreja Matriz havia pouco tempo».

«Foi esse o ponto de partida desta romaria que, com o andar do tempo, se tornou o acontecimento cultural que mais alto e mais longe projeta o nome de Ponte de Lima», afirma Vasco Ferraz, recordando as várias gerações de limianos que fizeram com que as Feiras Novas crescessem «cada vez mais em entusiasmo, em participação e organização».

Também o presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, Gonçalo Rodrigues, lembra os inúmeros limianos que, com o seu trabalho gracioso, contribuíram para que estas festas se tornassem «o maior fator de afirmação das gentes limianas e a marca de maior projeção de Ponte de Lima no país e no mundo».

Segundo o dirigente, no ano em que celebra o bicentenário, a romaria «conhece um fulgor inabalável e notório», respeitando a sua história e valorizando a sua faceta tradicional.

Gonçalo Rodrigues convida os limianos e visitantes a participarem nesta edição especial das Feiras Novas, cujo programa tem início na noite desta quarta-feira, a partir das 21h30, com a tradicional arruada de concertinas e o Encontro Concelhio de Concertinas, a que se junta a abertura oficial da iluminação das Feiras Novas.

Amanhã, dia 10, a música volta a animar as festas, com a atuação de duas bandas filarmónicas, no Largo de Camões, e o Festival de Gaitas, na Rua Cardeal Saraiva,  às 21h00.

A sexta-feira contará também com vários momentos musicais, destacando-se os cantares ao desafio (na Expolima), fados e tunas (na Rua de Camões).

Cortejo Etnográfico é um dos grandes momentos

O sábado é um dos dias mais aguardados das festividades, destacando-se o Cortejo Etnográfico que levará para as ruas de Ponte de Lima, a partir das 15h30, as tradições, os costumes, os trajes e os modos de vida das comunidades locais.

Durante a amanhã realizam-se concursos pecuários, na Expolima. Ao início da tarde terá lugar o VII Concurso Nacional de Equinos de Raça Garrana.

À noite, as atenções voltam-se para a tradicional Noite das Rusgas e Concertinas, um dos momentos mais populares e participados das Feiras Novas. As ruas da vila enchem-se de música, dança e grupos espontâneos, num ambiente de grande animação popular que culmina com uma sessão de fogo de artifício no centro histórico.

O domingo,13 de setembro, será marcado pelo Cortejo Histórico, a partir das 15h30, este ano  dedicado aos 200 anos das Feiras Novas. A iniciativa, uma das mais emblemáticas da romaria, revisita episódios e figuras ligadas à história de Ponte de Lima.

Ao longo do dia haverá ainda concertos de bandas de música, tourada e um festival de folclore com a participação de grupos do concelho.

O dia 14, último dia das festividades, é dedicado às solenidades religiosas em honra de Nossa Senhora das Dores, padroeira das festas, que está na origem e permanece no centro das Feiras Novas. 

O programa começa às 10h30 com a missa solene com sermão em honra da Senhora das Dores, seguida da tradicional majestosa Procissão, às 16h30, um dos momentos mais solenes e emblemáticos da romaria.