twitter

Construção do novo mercado de Viana do Castelo retomada a 1 de setembro

Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 25 de agosto de 2026, às 18:21

A obra está suspensa desde janeiro devido a uma intervenção arqueológica

A construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo é retomada no dia 1 de setembro, depois de ter sido suspensa, em janeiro, devido a uma intervenção arqueológica, foi hoje revelado.

Segundo a Câmara de Viana do Castelo, as escavações no local e na envolvente terminam na segunda-feira e a empreitada do mercado será retomada no dia seguinte, avançando os “trabalhos de maior envergadura”.

A “intervenção arqueológica promoveu escavações, que revelou estruturas não religiosas do antigo Convento de São Bento, fundado no século XVI, nas várias fases de ocupação do espaço – dormitórios, enfermarias, áreas técnicas”.

A Câmara de Viana do Castelo “está, nesta fase, a fechar o projeto de valorização dos achados arqueológicos junto das entidades competentes”.

A “proposta da autarquia, que terá de ser aprovada, passa por integrar os achados no futuro Polo de Arqueologia a ser implementado na zona empresarial da Praia Norte e em outros espaços na cidade”.

Foi efetuada a preservação por registo cartográfico, fotográfico, digital e publicação dos vestígios encontrados.

No “final do século XIX, em 1891, após a extinção das ordens religiosas, o município deliberou demolir as estruturas não religiosas do convento para aí construir o primeiro mercado municipal – Mercado das torres”, tendo sido “preservadas as “funções mais nobres do antigo convento, como a igreja e os claustros”.

Em abril, o presidente da Câmara, Luís Nobre disse que ia procurar “a classificação da Igreja de São Bento e dos claustros como Monumento de Interesse Público”.

O futuro mercado é “considerado estruturante para o desenvolvimento da cidade e para a dinamização do centro histórico, e está dividido em duas grandes intervenções: o edifício propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do antigo prédio Coutinho, desconstruído em 2022, e a reabilitação do espaço envolvente exterior.

O projeto de execução de arquitetura indica que o futuro espaço comercial contará com um total de 56 bancas, 28 espaços comerciais/serviços e ainda com 91 lugares de estacionamento em cave.