twitter

Pedro Abrunhosa, Camané e Dillaz nas Festas de Paredes Coura

Pedro Abrunhosa, Camané e Dillaz nas Festas de Paredes Coura
Fotografia DR

Publicado em 02 de agosto de 2026, às 15:05

As Festas do Concelho de Paredes de Coura regressam de amanhã a 10 de agosto com concertos, folclore e celebrações comunitárias.

As Festas do Concelho de Paredes de Coura regressam entre os dias 3 e 10 de agosto, apresentando uma programação que combina concertos de nomes cimeiros da música nacional, expressões do folclore internacional e as habituais tradições comunitárias e religiosas do município.

O cartaz de festejos tem início amanhã, 3 de agosto, pelas 22h00, no Largo Hintze Ribeiro, com o festival de folclore “O Mundo a Dançar”, que reúne em palco grupos oriundos da Arménia, Botswana, Equador, Estados Unidos da América, México, Quénia, Sérvia e Taiwan. Na terça-feira à noite, a animação fica marcada pela Descida do Emigrante e pela corrida de carrinhos de rolamentos ao longo de 900 metros, entre a Estrada de Sequeiró e a Avenida de Cenon.

A quarta-feira é dedicada à receção aos emigrantes no Museu Regional, com petiscos tradicionais e música a cargo do grupo Irmãos & Amigos. Na quinta-feira, o Largo 5 de Outubro acolhe o Festival de Folclore com ranchos locais e vizinhos, antecedendo a noite de sexta-feira, que traz à vila o ‘rapper’ Dillaz e as atuações dos ‘DJs’ JP Alcântara e Kardo.

O fim de semana arranca no sábado com o alvor e a arruada de bombos, o tradicional Cortejo Etnográfico pelas ruas courenses e concertos das bandas filarmónicas 12 de Abril e Marcial de Fermentelos, terminando com o ‘DJ’ Freak J. O domingo fica marcado pela Missa Solene e pela Imponente Procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, a que se segue a atuação do fadista Camané na capela do Espírito Santo e o espetáculo do Grupo KalhambeKe.

As celebrações culminam a 10 de agosto, Dia do Concelho, data em que se assinalam os Combates de Travanca de 1662. Além da sessão evocativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho e da Missa Solene em honra de São Lourenço, o encerramento do cartaz faz-se com o concerto de Pedro Abrunhosa no Largo 5 de Outubro, onde o músico apresentará o seu mais recente álbum, “Inverbo”.