Arcos de Valdevez acolhe, de 1 a 9 de agosto, as Festas de Nossa Senhora da Lapa, as maiores festividades do concelho. Organizado pela Associação Folia com o apoio da Câmara Municipal, o evento reúne nove dias de celebrações religiosas, música, folclore, desporto e etnografia.
O cartaz arranca no próximo sábado, 1 de agosto, com as Rusgas Populares, seguindo-se o Festival Folclórico “Terras de Valdevez” (dia 2) e os Cantares ao Desafio (dia 3).
O Dia do Emigrante assinala-se a 4 de agosto com o Festival Folclórico da Diáspora e os Ympério Show. A 5 de agosto realizam-se a corrida Minho Run, o festival “O Mundo a Dançar” e o concerto dos Kalhambeque, enquanto a 6 de agosto se destaca o Concurso Agrícola e o espetáculo de Matias Damásio.
Os dias finais incluem o Cortejo Etnográfico (dia 7) e a Festa do Rio com barcos alegóricos (dia 8). As festividades encerram a 9 de agosto com a Solene Procissão, o Concerto de Verão da Banda da Sociedade Musical e os Curtisom. Paralelamente, o Ecoparque do Vez acolhe a iniciativa Ínsua do Vez, de 6 a 9 de agosto.