twitter

Conselho Municipal de Educação de Barcelos projeta novo mandato

Fotografia DR

Publicado em 29 de julho de 2026, às 15:15

Sessão deu início ao mandato 2026-2029 e apresentou os projetos para o próximo ano letivo

O Conselho Municipal de Educação de Barcelos iniciou o mandato correspondente ao triénio 2026-2029, na sequência da tomada de posse dos 41 membros que compõem este órgão consultivo e de coordenação local. 

A sessão inaugural decorreu a 27 de julho, na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho, marcando o arranque de um novo ciclo de trabalhos focado no reforço de uma educação inclusiva, qualificada e promotora da igualdade de oportunidades em todo o território municipal.

Durante o encontro, os conselheiros analisaram o Plano de Transportes Escolares e tomaram conhecimento da caracterização da rede educativa e escolar, bem como do conjunto de programas e projetos pedagógicos estruturados para o ano letivo de 2026/2027.

Na abertura do trabalho institucional, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, realçou a relevância da ação deste órgão na articulação entre os diversos intervenientes da comunidade educativa, valorizando a cooperação desenvolvida em anos anteriores. O autarca enalteceu a dedicação dos parceiros do setor e associou esse trabalho conjunto à trajetória positiva dos indicadores locais de educação, evidenciada pelo acréscimo de jovens do concelho a prosseguir estudos no ensino superior.

Por sua vez, a vereadora da Educação, Dalva Rodrigues, acolheu os novos elementos do conselho, formulando votos de um mandato pautado pela cooperação, responsabilidade e empenho contínuo na elevação da qualidade educativa no concelho.

Sob o mote “Educamos Juntos”, o órgão continuará a promover a inovação, a inclusão, o bem-estar escolar e a aprendizagem ao longo da vida, afirmando Barcelos como Cidade Educadora. 

A composição do Conselho Municipal de Educação reúne 41 elementos efetivos em representação da administração local, do ensino público, privado e superior, de associações de pais, forças de segurança, serviços de saúde e sociais, instituições particulares de solidariedade social, assim como de organizações representativas de docentes e estudantes.