twitter

Câmara de Vila Nova de Cerveira fecha 2025 com lucro de 439 mil euros

Fotografia

Redação/Lusa

Publicado em 28 de abril de 2026, às 12:30

Receita municipal atingiu os 24,4 milhões de euros

A Câmara de Vila Nova de Cerveira terminou 2025 com um lucro superior a 439 mil euros e um “crescimento significativo da receita municipal, que atingiu os 24,4 milhões de euros”, revelou hoje a autarquia.

Em comunicado, aquele município do distrito de Viana do Castelo observa que o Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2025, aprovado pela maioria socialista no executivo e na Assembleia Municipal, mostra “solidez na gestão financeira” do concelho, com “contas equilibradas e sustentáveis”.

De acordo com a Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2025 “a Cultura assumiu-se como um eixo central de desenvolvimento”, nomeadamente porque o Palco das Artes se “consolidou como um relevante motor de dinamização cultural e económica, através de uma programação regular e diversificada nas áreas do cinema, teatro, música e eventos empresariais”.

Desta forma, diz a autarquia, contribuiu “para o reforço da atratividade e projeção regional do concelho”.

Por outro lado, “a Inovação ganhou novo impulso com a inauguração do Centro de Inovação de Cerveira, um investimento estratégico que posiciona o município como um polo de captação de talento, empreendedorismo e desenvolvimento económico, alinhado com os desafios contemporâneos”.

“A autarquia reforçou o apoio às freguesias (988 mil euros), associações (mais de 250 mil euros) e às IPSS (207 mil euros), garantindo proximidade, inclusão e qualidade de vida para a população”, acrescenta.

Na Educação, a Câmara assinala a ampliação da creche do Centro de Apoio às Empresas (280 mil euros); o reforço do programa de enriquecimento curricular no 1.º ciclo (49 mil euros); o Programa de Desenvolvimento de Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família (50 mil euros); a delegação de competências no agrupamento de escolas (190 mil euros); o fornecimento de refeições escolares (187 mil euros) e os transportes escolares (249 mil euros).

Quanto à Saúde, arrancou a requalificação do edifício e da envolvente do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira (45 mil euros).

No domínio da Habitação e serviços coletivos, o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito representa um investimento de 1,8 milhões de euros.

O município refere ainda a requalificação da antiga Estrada Nacional (EN) 302 (Candemil-Covas), “uma intervenção estruturante que melhorou as condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida das populações locais” e o investimento no Albergue de Peregrinos (244 mil euros).

A beneficiação do património cultural, arquitetónico e religioso do concelho recebeu 93 mil euros.

“Vila Nova de Cerveira vive hoje um momento de afirmação. Apostámos na cultura, na inovação e nas pessoas. Os resultados financeiros, sociais e turísticos comprovam que este é o caminho certo para garantir um futuro mais competitivo e atrativo para o concelho”, afirma o presidente da Câmara, Rui Teixeira, citado na nota de imprensa.

Para o autarca, “não se trata apenas de apresentar contas equilibradas, mas de transformar o território, criar oportunidades e afirmar Vila Nova de Cerveira como um concelho onde vale a pena viver, investir e visitar”.

Para 2025, a autarquia tinha aprovado um orçamento de 26,5 milhões de euros, mais 34,5% do que em 2024.