twitter

Câmara de Barcelos promove caminhada pelos Caminhos de S. Bento

Câmara de Barcelos promove caminhada pelos Caminhos de S. Bento
Fotografia DR

Publicado em 16 de abril de 2026, às 20:53

A iniciativa agendada pela autarquia para dia 18 de abril, e integrada no programa “+ Património”, visa assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A Câmara de Barcelos assinala dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a realização de uma caminhada ao longo do percurso dos Caminhos de São Bento, entre Fão, no concelho de Esposende, e Barcelos.

Segundo fonte da autarquia, a iniciativa, inserida no programa “+ Património”,  visa dar a conhecer o património arqueológico, histórico e imaterial do concelho através de experiências diferenciadoras e de um conjunto diversificado de atividades, esta ação conta, este ano, com a colaboração do Touring Barcelos na organização de algumas etapas do itinerário. A mesma fonte salienta ainda que a iniciativa propõe a realização de um percurso previamente demarcado pelo município de Barcelos, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, ligando Fão, em Esposende, a Barcelos. 

Ao longo do trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer os caminhos interiores do concelho e descobrir o património natural, cultural e imaterial que estes encerram. Caminho de São Bento assume-se como um exemplo relevante de Património Vivo, integrando tradições orais, práticas sociais, rituais e eventos festivos associados à peregrinação ao Santuário de São Bento da Porta Aberta