twitter

Ponte em “S” vence concurso para travessia pedonal e ciclável em Viana do Castelo

Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 19 de fevereiro de 2026, às 18:47

Com a nova travessia, a autarquia pretende reforçar a mobilidade sustentável no concelho

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora, após um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação para seleção de trabalhos. Neste concurso internacional, foram selecionados 11 concorrentes e surgiram oito propostas.
Segundo avançou a autarquia, «a escolha recaiu sobre uma proposta que propõe uma diretriz em “S”, afastando-se, ao longo de uma grande parte do seu desenvolvimento, da Ponte Eiffel».
«O traçado em “S” é uma mais valia da solução, não só pelo afastamento à ponte existente, como pelo efeito que provoca na circulação pedonal. Em causa estão vãos com cerca de 60 metros e a superestrutura é do tipo de uma ponte de tirantes multi-suspensão, com um único plano de tirantes e um único tirante por vão», realça a autarquia.
A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prologando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. 
Esta nova travessia pedonal e ciclável «vem de encontro à política de sustentabilidade ambiental e de utilização dos chamados ‘modos suaves’ para circulação e junta-se a outras ações de grande dimensão do município», sustenta.
Aquela fonte acrescenta que «esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via; e ainda fomentar o já muito concorrido movimento turístico dos peregrinos do Caminho Português da Costa».