O presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso e a vereadora da Edcuação participaram nas cerimónias de hastear da Bandeira Selo Protetor 2025-2027 e de Colocação do Selo do Programa Escolas pelos Direitos da Criança 2024/2025 na Secundária da Póvoa de Lanhoso, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, e na Escola Básica do Ave do mesmo agrupamento.
Na sua intervenção, o presidente da autarquia deixou uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito neste agrupamento e nesta escola. «Temos mais uma razão, hoje, para estar orgulhosos desta escola e do trabalho que é desenvolvido na escola pública. em Portugal. Esta é o exemplo de uma escola que presta um serviço importante aos jovens, aos adolescentes, e que tem vindo, ao longo dos anos, a formar adultos que depois têm desempenhado bem o seu papel na comunidade», referiu Frederico Castro, destacando a tranquilidade que também sentem os pais ao deixarem os mais novos numa escola como assim. «Parabéns a toda a comunidade escolar», finalizou o autarca.
Destacando que «nada disto seria possível sem o empenho diário de toda a comunidade educativa», o diretor do agrupamento, Ângelo Dias, concluiu que «este reconhecimento é, verdadeiramente, de todos e para todos», de entre outras considerações. «Hoje, vestidos de vermelho, reafirmamos que o respeito não é apenas uma palavra, é uma prática diária. Está na forma como escutamos, como intervimos, como prevenimos e como cuidamos», enfatizou.
A vereadora da Educação, Fátima Moreira, desejou que estas distinções sejam um incentivo, assegurando que o município «estará cá sempre ao vosso lado nesta ambição grande que têm de fazer melhor todos os dias, pela Educação, pelas crianças».
Escolas da Póvoa de Lanhoso reconhecidas por boas práticas
Fotografia
DR
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 15 de fevereiro de 2026, às 13:36